segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Lendas e Histórias

Lenda da Índia Morta

Pesquisei sobre o nome de uma localidade chamada “ índia morta”, descobri que se refere a uma índia que viveu há muitos anos nessa localidades, com sua família e muitos outros de sua tribo, eles viviam em ocas feitas por eles.
A história é muito interessante, dizem que houve uma guerra entre índios, pela posse da terra e quando atacaram mataram a todos, menos a uma índia que se passou por morta, conseguindo sobreviver ao massacre, originando-se assim o nome “índia Morta”.

                                                                      
Débora Larroza Cavalheiro



                                   
                               Estância dos Provedores

    Segundo contam, antigamente era utilizado o trabalho escravo na Estância dos Provedores, a qual se localiza perto da Lagoa Mirim, e é um dos principais pontos históricos da cidade de Santa Vitória do Palmar.
     Os donos dessa estância a preservam com o intuito de mostrar que existe algo de interessante em tudo que aprendemos na escola.
     Essa estância tem grande valor cultural porque conta a historia da escravidão, inclusive se conservam a senzala, o tronco e muitos objetos daquela época.
     Devido a sua historia de dores e sofrimento muitos moradores próximos da localidade afirmam que ouvem gritos e correntes sendo arrastadas pelas estradas, além de choros e clamores dos quem padeceram lá.
 Se mito ou verdade não há como saber, mas conhecer a história e a bela estância vale a pena, e essa oportunidade não se pode perder.
 
Luiz Felipe



              A Bola de luz
    
Meu avô contou-me que uma bola de luz aparecia em um mato próximo a algumas casas, mas que nem ele e Pedro, um amigo, acreditavam. Sendo assim, um dia decidiram passar perto desse tal mato, já tarde da noite, quando se aproximaram eles viram uma luz que subiu , e tudo ficou claro, como se fosse dia, ele diz que foi algo que não tem explicação.
Diz o meu avô que essa bola de luz não faz nada, mas a verdade é que ninguém ficou ali para conferir.
Alguns afirmam que esse fenômeno tem explicação, que seria a graxa do boi gordo morto que pega fogo, outros dizem que é a gordura do cavalo morto, e como essa existem muitas teorias, mas ainda não se chegou a nenhuma resposta concreta para explicar o que aconteceu aquele dia.
 Elivelton



O tacho de ouro

Contam os antigos que há uma lenda chamada “tacho de ouro”. Dizem que um tacho de ouro foi enterrado cheio de jóias e pedras preciosas, o qual é guardado por um homem, que se apresenta na figura de um escravo, este avisa aqueles que desenterram o tesouro que se o tacho não lhes pertencer por direito terão má sorte e ficarão sozinhos, pois todos os seus parentes morrerão, que a riqueza será ilusão, já que na miséria ficarão. Comentam alguns que conheceram pessoas que já encontraram um tacho desses e que a vida da pessoa terminou como o guardião afirmou.


Esta lenda foi lembrada por alguns alunos, na roda da amizade, onde dialogamos, trocamos ideias e experiências.





Um comentário: